O que é isso do Alojamento Web? Tudo explicado!

Pretende-se com este artigo dismistificar o que é um Alojamento Web, explicar e demonstrar como é simples obter uma presença na Internet com custos reduzidos e boa qualidade.

O Alojamento Web Explicado!

Estamos numa era global...

Ainda não tem um website / sitio web? A sério?

Os websites ou sitios web, assim como blogs, forums, portais ou Lojas Online, são a melhor ferramenta e as mais económica formas de anunciar e dar a conhecer o seu negócio, actividade ou ideias. Hoje em dia, publicar um website é tão fácil como fazer um documento no Word por exemplo.

A boa noticia é que nos dias que correm se tornou bastante simples e económico ter um website, mas como em tudo na vida, existem boas e más soluções.

O objectivo deste artigo é explicar de forma pormenorizada o que é um Alojamento Web, os vários tipos de Alojamento Web que existem, e como é fácil construir o seu website/sitio web na PTWS Alojamento Web.

Introdução

Já não existem desculpas para não ter uma presença na Web. Está tudo de tal forma simplificado, que ter um website ou uma Loja Online se tornou banal e fácil de atingir, com custos muito baixos. Já lá vão os tempos de 100Mb a 50 € mês. A tecnologia evoluiu, o Mundo aderiu de forma massiva às novas tecnologias e até o nosso Governo combate o que chamam da info-exclusão. Portanto, não faça parte dos "excluidos", inclua-se a si e ao seu negócio nesta onda imparavel que é a Internet.

O nosso objectivo neste artigo é explicar-lhe que é simples ter um Alojamento Web, um Dominio e o seu Website / Sitio Web a funcionar de uma forma rápida, eficaz e com custos reduzidos.

Tipos de Alojamento Web

Existe na Internet vários tipos de Alojamento Web. De seguida vamos explicar o que é cada um deles:

Alojamento Web Grátis

Existem na Internet vários fornecedores de Alojamento Web Grátis, sem qualquer custo para si. No entanto este tipo de alojamento tem sempre grandes restrições no numero de emails que pode enviar, em alguns casos é apenas para particulares e noutros casos tem muitas limitações no que pode usar para fazer o seu website.

O Alojamento Grátis é normalmente feito em troca de publicidade sobre a qual não tem qualquer controle no seu website. Se por qualquer motivo os donos deste tipo de alojamento desaparecerem, não tem qualquer forma de reaver o seu website ou responsabilizar quem quer que seja.

Alojamento Web Partilhado

Este é o tipo de Alojamento Web mais popular na Internet. É aqui que todos começam com os seus websites. O custo é muito baixo e oferece em muitos casos uma performance e qualidade bastante elevada. Associado a este serviço é oferecido normalmente o um Construtor de Sites, simples de usar e que lhe permite ter a sua presença online em minutos sem ter que saber o que quer que seja de programação, linguagens web, e outras questões técnicas.

Normalmente associado a este tipo de Alojamento Web está um painel de controle, onde fácilmente pode criar as suas contas de e-mail, ver estatisticas do seu website, e até instalar um Blog ou outro script/programa fácilmente.

Adicionalmente, este tipo de oferta é acompanhado por suporte técnico especializado 24h por dia (ou devia) e atendimento online. É prática comum este tipo de alojamento garantir de alguma forma backups do seu website, mas não tome isso como regra e pergunte sempre por essa funcionalidade.

Existem normalmente dois tipos de Alojamento Web:

  • Alojamento Web Linux – O mais comum e o mais user friendly para os scrips e aplicações existentes na web
  • Alojamento Web Windows – Normalmente para quem necessita de Bases de Dados MSSQL ou linguagens de programação ASP ou ASP.NET

Alojamento de Revenda

Alojamento especialmente dedicado a quem pretende alojar vários websites de clientes seus. Vocacionado para Webdesigners e para prestadores de serviços, dispõe de mais espaço e recursos sendo também de custo mais elevado.

VPS – Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado

As VPS's são o meio caminho entre o Alojamento Partilhado e os Servidores Dedicados. Com um preço superior ao de uma Alojamento Web, permitem no entanto uma maior autonomia e liberdade de executar as aplicações com os parametros ou bibliotecas necessárias em vez de estar dependente de um ambiante standard (one size fits all) do Alojamento Web Partilhado. Para além disso uma VPS permite acesso root o que à partida lhe dá todas as condições e liberdade para configurar a mesma ao seu gosto.

Existem dois tipos de VPS's:

VPS não gerida – O fornecedor fornece apenas o sistema operativo e o cliente é responsavel por configurar e instalar todos os aplicativos que necessita

VPS gerida – Neste caso o fornecedor (PTWS Alojamento Web por exemplo) fornece a VPS totalmente configurada e com o cPanel (o cPanel é um painel de controle que facilita a gestão das contas de alojamento) já instalado, patches de segurança, updates do sistema, monitorizaão da VPS e logs, isto de uma forma continua.

Servidores Dedicados

Os Servidores Dedicados estão no topo da pirâmide. São mais caros que qualquer outra solução anterior, totalmente autonomos, muito mais potentes e completamente isolados de outros utilizadores pois todo o hardware é dedicado a apenas um utilizador. A vantagem dos Servidores Dedicados é mesmo a performance, isolamento e liberdade de correr no servidor o que bem se entender. Tal como nas VPS, aqui também existem Servidores Dedicados Geridos e Não Geridos.

Conclusão

Fácilmente se pode cocluir que existe um caminho a seguir à medida que os recursos do website e a quantidade de visitas aumenta. Desde o simples website em ambiente partilhado ao servidor dedicado, o que não faltam são soluções para manter o seu website rápido e performante.

Na PTWS Alojamento Web tentamos fornecer aos nossos Clientes e Parceiros todo este caminho de crescimento sustentado de forma a que o possamos acompanhar e proporcionar o recursos que necessita.

Sobre o Autor
Author Image
Carlos Santos é um dos Gestores de Clientes da PTWS. Responsavel por toda a área Técnica e de Sistemas da PTWS Lda., Engenheiro de formação, divide o seu dia na coordenação das actividades das equipas técnicas, no apoio total ao cliente final e à sua Familia.
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião