CACTI – Ferramenta Administrativa de Rede

Com o crescimento da área de IT no sector empresarial, a crescente procura de agilidade, e o esforço constante para a diminuição dos custos profissionais, torna-se necessário a aplicação de técnicas de qualidade práticas para o efectuar a gestão e monitorização de redes. 


Para facilitar os diagnósticos de mau funcionamento, lentidão entre outros tipos de problemas, surgiram diversas ferramentas para ajudar a monitorização e gestão de redes de computadores. Neste artigo vamos abordar uma ferramenta para solucionar estes problemas: CACTI. 


CACTI é uma ferramenta de fácil manipulação, desenvolvido para ser flexível, e de forma a que se adapte a todas as necessidades. Caracteriza-se principalmente por:


Ser responsável por armazenar os dados recolhidos, bem como a representação em gráficos;

 

Utiliza o protocolo SNMP para consultar informações em elementos de redes e/ou programas que suportam esse protocolo.

 

Essa monitorização é normalmente realizada nos equipamentos activos da rede através do protocolo SNMP (ex. routers, switchs).

 

O CACTI consiste numa aplicação especializada na área de monitorização de performance, sendo uma das melhores ferramentas para quem desejar monitorar o desempenho de dispositivos remotos. Esta aplicação faz a recolha, o armazenamento, e a apresentação gráfica dos dados recolhidos de um determinado dispositivo, por exemplo, a carga de CPU, quantidades de memória ocupadas, ou larguras de banda consumidas numa interface.

O CACTI funciona com tecnologia PHP5 ou superior para consultar uma base de dados MySQL, a qual também administra. A comunicação entre dependências é efectuada através da ferramenta RRDTool (Round Robin Database Tool) que armazena e apresenta dados que se alteram num determinado período de tempo, por exemplo a largura de banda consumida num determinado interface.

Por outro lado, o RRDTool utiliza o conjunto de aplicações com base no protocolo SNMP para efectuar a recolha dos dados a os armazenar na respectiva base de dados.

 

Os Softwares utilizados para instalação do CACTI são:

• net-snmp: responsável pela recolha de dados nos hosts remotos;

• RRDTool: responsável pelo armazenamento e produção de gráficos;

• Apache server (httpd): servidor web;

• MySQL (server): base de dados;

• PHP: linguagem utilizada pela interface web para a consulta dos dados a apresentar.

 

O maior poder desta aplicação consiste na representação gráfica dos dados por um determinado período de tempo. Esta funcionalidade é produzida com base no RRDTool presente no CACTI, um standard que permite a produção de gráficos de grande qualidade e que pode ser facilmente integrado em linguagens de programação, por exemplo Bash,Per, Ruby, lua ou TCL. 

 

 

O CACTI permite que sejam realizadas diferentes configurações a fim de gerar diferentes gráficos. São disponibilizadas diversas opções, como demonstra a seguinte imagem: 

 

 

Assim que são efectuadas as configurações, ficam disponiveis graficamente todas a informação relativas ao estado de cada rede.

 

 

 

Informações:
 
Homepage: Cacti – http://www.cacti.net/
Licença: GNU General Public License 
Sistemas Operativos: Windows, Linux
Download: [Linux] – cacti-0.8.7g   http://www.cacti.net/downloads/cacti-0.8.7g.tar.gz
Download: [Windows] – cacti-0.8.7g  http://www.cacti.net/downloads/cacti-0.8.7g.zip

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor
Author Image
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

1 Comentário a “CACTI – Ferramenta Administrativa de Rede”

  1. Tiago Amaro diz:

    Parabéns pelo post. Muito interessante a analise que você faz para quem esta em busca de uma ferramenta.

Deixe a sua opinião