Apresentação: Miguel Duarte – Responsável Dep. Lojas Online e Programação

Nota de Editor: Publicamos hoje a primeira de várias biografias de todos os elementos da PTWS Alojamento Web que terminarão com a do nosso CEO Ricardo Santos. A próxima apresentação será na Segunda-feira do Mikael Pedro, Administrador de Sistemas.

Quem sou eu? Resposta curta: sou um rapaz que gosta de tecnologia. Resposta longa: Vamos lá a isso 🙂

Chamo-me Miguel Duarte, tenho 21 anos (por pouco mais tempo) e estou a estudar Engenharia Informática no ISCTE, pelo que me encontro a dar os últimos passos na Licenciatura, já a pensar no Mestrado. Entretanto, sou responsável pelo Departamento de eLojas e Programação da PTWS Alojamento Web.

Adoro carros e música (principalmente Metal) e toco guitarra, apesar de nunca ter tido aulas e ter uma clara falta de jeito. Porém, não me dou por derrotado e continuo a praticar sempre que posso. Afinal de contas, practice makes perfect. Outro grande interesse é a programação. Fascinam-me problemas difíceis e frequentemente não consigo descansar enquanto não os resolvo.

Sobre a minha entrada na PTWS Alojamento Web

No verão de 2009, estava à procura de uma empresa na área da Informática onde pudesse trabalhar um mês, com o intuito de aprender e ocupar o meu tempo. O contacto com esta empresa deu-se aquando da elaboração de um post na ZWAME.pt a pedir isso mesmo, uma espécie de estágio de curta duração.

A única pessoa que me respondeu foi o Carlos Santos e, passado dois ou três dias, estava eu a ser entrevistado no escritório em Odivelas, sem imaginar que ao fim de oito meses ainda lá estaria a trabalhar!

Nestes meses, implementei uma solução de loja online (baseada em software open source que modifiquei e adaptei largamente) para substituir a já velhinha osCommerce. É feita a instalação, configuração e customização das lojas e dado apoio permanente.

Para além disto, fiquei também encarregue do desenvolvimento de módulos para este sistema e soluções à medida para determinados clientes.

O trabalho mais recente foi o desenvolvimento de um módulo de pagamento através de referências Multibanco, em que o lojista pode optar por trabalhar com 3 entidades diferentes (IfThen, CompraFácil e EasyPay), podendo ter apenas uma ou várias simultaneamente. O módulo permite que seja escolhida uma das empresas para um determinado intervalo de valores de encomenda, minimizando as perdas relativas às comissões cobrada.

O próximo projecto (que está a cerca de 80%) será outro módulo de pagamento, mas desta vez para pagamentos por cartão de crédito utilizando a EasyPay.

Tenho também programado módulos de pagamento e aplicações adicionais para o sistema de Suporte ao Cliente e Encomendas da PTWS Alojamento Web.

Bem, como já me alonguei um pouco no post, não gostava de acabar sem dar a minha opinião sobre a PTWS Alojamento Web.

Quando comecei, não sabia bem o que esperar, pois era a minha primeira experiência profissional. Com o passar das semanas, dei conta que esta não é só mais uma empresa. Aqui não é um "frete" ir para o escritório, não é uma chatice ter que trabalhar, nem os patrões/colegas são uns asnos.

Aqui dá gosto contribuir para o crescimento desta "família", existindo um ambiente de descontração e amizade. Pertencer à PTWS Alojamento Web não é simplesmente ter um emprego, é uma parte significativa da minha vida, pelo que ser parte integral desta equipa é um desejo a longo prazo.

Miguel

Sobre o Autor
Author Image
Miguel Duarte é o responsável pelo Departamento de eLojas e Programação PTWS. Além da instalação, configuração e customização das lojas online, desenvolve módulos, programas e scripts para diversos ambientes web. Encontra-se a a iniciar o Mestrado em Engenharia Informática no ISCTE.
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

12 Comentários a “Apresentação: Miguel Duarte – Responsável Dep. Lojas Online e Programação”

  1. @BlueEagle diz:

    Miguel os meus parabéns pelo excelente sistema de pagamentos por MB que desenvolves-te. Facilita a vida tanto ao cliente como a vocês que excluem a necessidade de verificar mails com os comprovativos. Parabéns! 😉

  2. Obrigado. Dêem-nos este primeiro mês para podermos mostrar o nosso conceito de Blog e Qualidade de Conteudo. No fim deste mês de actividade farei um post de resumo no qual depois quero saber a opinião de toda a comunidade que nos segue.

  3. Nuno diz:

    Muito interessante! Como já tinha dito ao Santos, este tipo de conteúdos é o que se quer, parabéns, que o blog continue assim.

  4. @Pedro: Como tinhas pedido, já está disponivel a subscrição por e-mail. Próximo passo é implementar um plugin para os comentários mais user friendly. Se tiverem mais dicas para o nosso Blog deixem-nas como comentário ao primeiro post do blog

  5. @Paulo Oliveira
    Obrigado 🙂

    Tenho a certeza que a sua loja vai ser um sucesso. E como dissemos no outro dia no escritório, o sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso, por isso deste lado esforçamo-nos para ter um bom produto para servir de base de apoio aos projectos e ideias dos nossos clientes.

  6. Paulo Oliveira diz:

    Olá Miguel,

    Gostaria de partilhar com toda a gente a minha satisfação com o teu trabalho e com a PTWS.

    Também eu digo que não é mais uma empresa de informática como tantas outras, mas sim um parceiro de negócio. Por isso é que quis conhecer-vos pessoalmente.

    Quanto à tua prestação profissional, para mim não poderia ser melhor. Respondes sempre com rapidez às minhas solicitações e/ou dúvidas.

    Espero que o meu negócio na loja on-line tenha sucesso e gostaria de te dizer que fazes parte desse sucesso, tal como a PTWS faz parte desse sucesso.

    Recomendarei a Vossa empresa a toda a gente.

    Obrigado e um abraço.

  7. @Justino Santos
    Obrigado pelas suas palavras, Justino. Um abraço para si também. Espero que o seu novo projecto esteja para breve!

    @Pedro
    Para mim, a melhor solução é mesmo a Universidade. Tenho colegas que vieram do curso técnico de informática e não tem nada a ver o que se aprende lá do que o que se aprende numa Licenciatura. Tens muito mais contacto com diversas tecnologias, linguagens de programação, metodologias, etc.
    No entanto, podes continuar em Ciências e Tecnologia e começar a estudar em casa o básico da Engenharia Informática: compra um livro e começa por aí (aconselho o “Linguagem C” de Luís Damas). Claro que numa Licenciatura não te ensinam só a programar, por isso é que acho essencial a passagem pela Universidade (no entanto também acho que seja possível aprender tudo o que se ensina na Universidade sozinho, se bem que dá muito mais trabalho e demora mais tempo).
    Se eu estivesse no teu lugar e ainda fosse a tempo de dar a volta à média de 12, tentava ingressar numa Universidade/Instituto Politécnico. Podes sempre ir para longe do Porto e entrar num curso com média de entrada mais baixa.
    Esta é uma decisão muito importante na tua vida, não deixes que decidam por ti. Estuda todas as hipóteses e depois decide.

    E respondendo à tua outra pergunta, eu estava em Ciências e Tecnologia e entrei no ISCTE com +- 16 de média.

    • Pedro diz:

      Sobre ir pelo Curso Técnico era apenas para ter notas mais altas para entrar mais facilmente na faculdade, que é o meu objectivo final. Mas com Ciências está difícil xDD

      Mas obrigado pela resposta 😉

  8. Bom dia Pedro,

    Fica a nota sobre o Plugin, que iremos implementar ainda hoje.

  9. Pedro diz:

    Tal como o justino queria dar-te os parabéns pelo teu sucesso quer a nível escolar como a nível profissional. Tem sido excelente!! (digo eu xD)

    E como estás em Eng Informática, gostaria de te perguntar umas coisas. Estando eu em Ciências e Tecnologia e com algumas dificuldades (média baixa – 12, são 16 para entrar na FEUP) achas que continuo ou é preferível ir para um curso técnico ou qq semelhante??

    Como foi o teu caminho antes de chegares à faculdade??

    PS: o plugin que permite acompanhar comentários em determinados posts do WP por email dava jeito (A)

  10. Justino Santos diz:

    Parabéns Miguel,estás a fazer um excelente trabalho.

    Estás a caminhar para o sucesso, obrigado pelo excelente apoio sempre dado quando solicitado. Um abraço

Deixe a sua opinião