Apresentação: Helena Patrício – Suporte e-lojas e Desenvolvimento Web

Hello World! 🙂

Chamo-me Helena Patrício e tenho 20 anos. Resumidamente, posso dizer que gosto imenso de rever filmes de sagas conhecidas de ficção científica como Star Wars e outros, de ler e de visitar sítios históricos. Sou um pouco reservada quando ainda não conheço bem as pessoas com quem lido (que o digam os meus colegas da PTWS Alojamento Web), mas depois liberto-me da timidez e tento contribuir para que o ambiente seja o melhor possível!

 

O meu percurso de vida foi absolutamente normal aos de tantos outros, seguindo pela via geral do agrupamento de Ciências e Tecnologia até ao 12º completo aos 17 anos. A partir daqui, cada escolha que fiz deu-me uma lição de vida até à altura de entrar na PTWS Alojamento Web.

 

Decidi não seguir a via Universitária por diversas razões, uma das quais o querer entrar rapidamente no mercado de trabalho. Ilusão minha que conseguiria fazê-lo facilmente com o 12º ano – até licenciados actualmente têm bastantes dificuldades! De qualquer forma, assinei o meu primeiro contrato no dia em que fiz 18 anos, para um callcenter, onde estive quase um ano em funções de backoffice de uma operadora de comunicações portuguesa de topo.

 

Dizem que todas as nossas experiências nos acrescentam algo como pessoas, e apesar do meu curto tempo de vida posso confirmá-lo. O tempo que durou a minha primeira experiência de trabalho permitiu-me aprender a trabalhar com uma equipa constituída de pessoas com características muito diferentes, ensinou-me a aceitar os conselhos e dicas de quem há mais tempo lida com a realidade que acabámos de experimentar. Por outro lado, ensinou-me que por muito novos que sejamos, não nos devemos amedrontar perante as responsabilidades (pouco antes de sair, era a pessoa na equipa com mais experiência naquele tipo de trabalho) e acima de tudo, a saber lidar com os clientes que podem nem sempre ter completa razão, mas sempre têm direito a ser bem atendidos e ver as suas questões 100% respondidas com o melhor profissionalismo.

 

Contudo, decidi que era altura de enveredar por voos mais altos e por isso inscrevi-me num curso profissional de cerca de ano e meio, de Programação de Software. A partir dessa altura, entrei num mundo que antes me parecia à parte mas que percebi ser a base de toda a tecnologia que faz parte do nossa dia a dia. Como me disse um formador desse curso, nós somos os “artesãos” do futuro. Terminei o curso com a decisão de rapidamente colocar os conhecimentos em prática. E é aqui que entra a PTWS Alojamento Web. Fui contactada pela Raquel, a nossa administrativa, para me dirigir às instalações e tanto o Ricardo como o Carlos me introduziram nos objectivos e na política da empresa – que no fundo é como uma família em que todos, com as suas experiências e conhecimentos práticos, contribuem para uma causa maior: fazer a “nossa” empresa crescer e prestar cada vez melhores serviços. O que só faz aumentar o nosso gosto de trabalhar aqui: sentimo-nos realizados com o trabalho que prestamos.

 

Entre a entrevista e o início da colaboração, tive ainda tempo de tirar um curso de Formação, em que aprofundei os meus conhecimentos acerca de liderança de grupos, gestão da formação e conflitos. Actualmente, ainda pratico esses conhecimentos de forma prática ao dar formação na minha área de residência.

 

Hoje, trabalho com o meu colega Miguel, no departamento de Programação e suporte às Lojas Online (temos sempre muito trabalho, mas quando este “alivia”, não paramos: partimos para novos projectos inovadores) e posso dizer que todos os valores profissionais que descrevi se acentuaram ainda mais em mim, com a ajuda dele e de todos os meus colegas dos outros departamentos da PTWS Alojamento Web. Esse é o nosso lema: parceiros sempre ao lado dos nossos clientes.

 

Ao longo do tempo em que estou na PTWS Alojamento Web (cerca de 8 meses, por esta altura), ainda tenho mesmo muito a aprender, mas não tenho dúvidas em que a minha primeira escolha foi mesmo a melhor!

Sobre o Autor
Author Image
Website:
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião