Apresentação: Carlos Santos – Gestão de Clientes e Dir. Técnico e de Sistemas (CTO)

Sem ter qualquer dificuldade em abordar qualquer que seja o tema, quando chego ao tema “eu” a inspiração foge não sei para onde. Mas “os exemplos têm de vir de cima” sempre ouvi dizer, por isso vamos lá ver o que sai daqui.

O Carlos Santos tem formação académica numa licenciatura em Eng. Telecomunicações tirada à demasiados anos para sequer me lembrar muito bem dela. Sempre fui um pouco de “self made man” e um ávido consumidor de informação com especial atenção para os temas da electrónica, informática e telecomunicações (ordem cronológica de aprendizagem) e nos anos mais recentes tudo o que tenha a ver com a Internet, Redes e Servidores.

Com 41 anos a caminhar a passos largos para 42, tenho 4 lindíssimos filhos (pai completamente babado), a Lara (9), o Romulo (13), a Tália (16) e a Iris (17), uma mulher fantástica e compreensiva do meu lado, responsável pela minha sanidade mental (para me aturar tem de ser quase uma Santa), e um cão, o Koda, um Golden Retriever com 3 anos.

Adoro ler Sci-Fi e Fantasia (normalmente em inglês), fã incondicional de Tolkien, e um apaixonado (desde o CM97) do jogo Football Manager o qual uso como “descompressor de stress“. Os meus gostos musicais são os mais variados mas os temas da banda sonora do Gladiador (filme), Queen, The Doors e Enya são os meus preferidos.

A minha história profissional é longa e vou tentar resumi-la, acabando a mesma com o que faço na PTWS Alojamento Web:

Cedo comecei a trabalhar por gosto, e posso hoje dizer que todos os meus trabalhos foram feitos com prazer de estar a trabalhar, ou seja, nunca foi um frete pois sempre trabalhei na área que mais gostava. Passei por empresas como a Contera (antenas e electrotécnica), Sanyo (electrotécnica), Ericksson (informática e redes), Siemens (telecomunicações e redes) e finalmente a Inabensa (Telecomunicações).

Ainda sobre os meus empregos, tive o prazer e honra de participar no desenho/propostas das redes IP e ATM da PT (Portugal Telecom) e na implementação do projecto piloto Powerline da ONI/EDP nas zonas de Alfragide, Telheiras, Carriche, Vila Real, Canidelo e Águas Santas como responsável pela implementação e apoio ao cliente.

Foi ainda quando estava na Inabensa (pertence ao grupo Espanhol Abengoa que detém também o Datacenter da Telvent onde se encontra a nossa infraestrutura principal) que tomei contacto com a PT Web Services (2006) e conheci o projecto por dentro. De conhecido a participante foi apenas um pequeno passo e hoje 4 anos depois sou um orgulhoso sócio da PTWS Alojamento Web.

Que vontade de terminar a história por aqui. Falar sobre nós próprios não é uma tarefa fácil e os meus colegas estiveram tão bem nas suas Apresentações.

Mas não termina por aqui. Vamos lá conhecer o meu percurso na PTWS Alojamento Web ao longo destes anos:

Primeiro comecei apenas como um colaborador em part-time, investindo na empresa os meus conhecimentos sobre redes, sistemas, servidores, web, Internet e a minha experiência de ter passado por grandes empresas que muito me ensinaram nas áreas técnicas, pré-vendas e comercial.

No inicio chamava-se PT Web Services e era detida 50/50 pelo Ricardo e pela Cila, que adicionalmente dava o nome como empresária em nome individual. Os negócios foram correndo, desenvolvendo-se, e o que começou como uma brincadeira que tinha números negativos, de repente começou a exigir cada vez mais do meu tempo, e tornando-se cada vez mais uma paixão ver crescer (principalmente aqueles números negativos a tornarem-se positivos).

Em Fevereiro de 2008 após longas negociações com o Ricardo Rainho e o Nuno Vieira, ambos da NFSi, conseguimos colocar o nosso primeiro servidor em Portugal. Tínhamos para além disso vários servidores espalhados pelos Estados Unidos, Inglaterra e Holanda.

Foi nessa altura que os números da PTWS Alojamento Web começaram a disparar, a reputação começou a ser construída e em Maio de 2008, foi constituída a sociedade limitada por quotas PTWS – Alojamento Web e Sistemas de Informação, Lda.

Talvez um pouco para surpresa de todos (NFSI e nós próprios) em Junho de 2008, já como PTWS Alojamento Web, negociou-se a contratação de 1/4 de rack e instalaram-se mais 5 servidores no datacenter.

O meu tempo nessa altura era cada vez mais absorvido pela PTWS Alojamento Web o que me fez tomar a decisão de largar o meu emprego na altura e dedicar-me a 100% à PTWS Alojamento Web.

Em cerca de 6 meses o crescimento foi tal que alugamos um segundo quarto de rack para podermos fazer face ao numero de servidores que crescia todos os meses. Foi nessa altura também que sentimos as maiores “dores de crescimento“, mas sem nunca baixar os braços e sempre dando primazia ao Suporte ao Cliente, escolhemos um software para a Área de Cliente e para o Apoio Online (chat).

Em 2009, mostrando a confiança e paixão que tinha por esta empresa, investi seriamente na compra de 25% da sociedade com algum esforço financeiro da minha parte, e agradeço do fundo do coração ao Ricardo e especialmente à Cila por me terem aberto a porta da sociedade.

Neste último ano até à data desempenho as minhas funções de Gestor de Clientes e “face” da PTWS Alojamento Web para os fóruns e sites onde participo. Adicionalmente dirijo o Departamento Técnico onde se incluem as tarefas de Suporte Técnico de nível 1 e 2 e da Administração de Sistemas (nível 3).

Sendo da opinião que já “falei” demais, não quero terminar sem deixar umas mensagens:

  • Obrigado a todos os nossos Clientes, Parceiros, Amigos e Fornecedores, pois é graças a eles que somos o que somos hoje
  • Obrigado ao Ricardo e à Cila por sentirem a minha paixão por esta empresa e me terem aceite na sociedade
  • Obrigado à extraordinária Equipa da PTWS Alojamento Web, o Mikael, a Raquel e o Miguel pelo empenho e dedicação que emprestam a esta empresa
  • Obrigado especial à minha família pelo suporte e incentivo que sempre me deram
  • Obrigado ao meu pai e à minha mãe e ….. ups.. isto não é os “Oscares” 🙂

A PTWS Alojamento Web é o fruto da confiança dos seus Clientes de que aconteça o que acontecer estamos do seu lado para os ajudar a ter sucesso, pois o Vosso Sucesso é o Nosso Sucesso.

Para terminar quero aproveitar para dar as boas vindas à Marina Placido (Webdesign e Comunicação) e ao João Galamas (Administrador de Sistemas Junior) que irão integrar os quadros da PTWS Alojamento Web nas próximas semanas.

Não deixem de nos seguir nas redes sociais do Twitter e Facebook onde ao longo deste ano faremos imensos passatempos e actividades lúdicas sempre com prémios interessantes (à borla sabe sempre bem!).

Obrigado pela vossa paciência (os que sobreviveram a ler esta parede de texto até aqui) na leitura desta minha “pequena” apresentação.

Fico ao dispor para responder às vossas perguntas e comentários.

PTWS Alojamento Web, um parceiro sempre ao seu lado!

Carlos Santos

Glossário: CTO -> Chief  Technical Officer = Director Técnico

Sobre o Autor
Author Image
Carlos Santos é um dos Gestores de Clientes da PTWS. Responsavel por toda a área Técnica e de Sistemas da PTWS Lda., Engenheiro de formação, divide o seu dia na coordenação das actividades das equipas técnicas, no apoio total ao cliente final e à sua Familia.
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

9 Comentários a “Apresentação: Carlos Santos – Gestão de Clientes e Dir. Técnico e de Sistemas (CTO)”

  1. Bom dia.
    Fico um bocado "sem jeito" a deixar aqui um comentário depois de saber que o ultimo já foi há umas boas bonitas 110 semanas.
    No entanto depois de ter sido recebido pela PTWS nas suas instalações e de ter lido com interesse o "rol" de informações relativos ao Sr. Carlos Santos, revejo-me e identifico-me um pouco com ele no "tipo" e nao no "conteudo" do seu percurso.
    O intuito da minha visita foi relativo a uma potencial parceria com um produto que conceptualmente criei para eliminar definitivamente o SPAM da rede. Atrever-me-ia a dizer que o proprio conceito de SPAM poderia desaparecer dos manuais de segurança ou mesmo dos dicionários, deixando apenas ficar a referencia obvia à sua proveniencia inicial que diz respeito a "carne enlatada".
    Por condicionalismos da empresa ainda não foi possível abraçar o projeto P2T mas não fica esquecido.
    Cumprimentos e desejos de continuação de bons negócios.

    António Pais
    Criador do projeto anti-SPAM P2T
    http//redin.com.pt

  2. Ufa! Li tudo! 😀

    Continuação de um bom trabalho 🙂

  3. @BlueEagle diz:

    Como bem sabes já tinha lido este post há algumas horas, não comentei logo pois não quis ser o primeiro a comentar. 🙂

    Apesar de já me teres falado de algumas partes da tua vida profissional pré-PTWS desconhecia a restante, e bastante longa! Esta pequena "biografia" só vem provar as origens do profissionalismo e dos padrões de qualidade demonstrados pela PTWS.

    Uma pessoa com um background como o teu, e tendo passado pelas empresas por onde passas-te só poderia viver e trabalhar com os elevados standards com que trabalhas.

    O meu respeito e admiração por ti aumentou exponencialmente, continua o bom trabalho e continua a levar a PTWS além dos limites do imaginavel. 🙂

    • Já nos conhecemos à bastante tempo, e os teus trabalhos para o nosso Site Empresarial (http://www.ptwsse.com) e agora este Blog, são indicativo da tua qualidade e talento, mas acima de tudo da relação de amizado que temos vindo a solidificar.

      Fiquei muito sensibilizado pelas tuas palavras, porque não é todos os dias que nos reconhecem méritos ou qualidades. Obrigado

      Iremos como equipa tentar fazer da PTWS algo de diferente e com sucesso. Temos planos muito interessantes para a segundo semestre… óh se temos

  4. Nuno diz:

    Prazer, Sr Engenheiro 🙂

Deixe a sua opinião