Lojas Virtuais

 

Uma loja virtual pode afirmar-se como um negócio por si ou então como uma extensão a um já existente e que assenta sobre um local físico, seja em forma de um estabelecimento comercial, seja na forma de um armazém. O primeiro grande exemplo que surgiu foi a Amazon. Este agora gigante mundial começou numa garagem com a comercialização de livros. Após ter pedido um empréstimo aos pais, Jeff Bezos iniciou-se neste negócio onde a sua principal dificuldade se situou com a organização das encomendas e em despachá-las. A Amazon começou a sua actividade em 1995.

As lojas electrónicas começam agora a ter um especial relevo sendo potenciadas pelo incremento das compras online. Podemos afirmar que o comércio online cresceu com o crescimento das lojas virtuais. Este efeito bola de neve e indissociável tem contribuído para a criação de novos modelos de negócios e para paradigmas diferentes na apresentação dos produtos. Tendo em conta as vantagens destas lojas seria natural que todo o mercado pudesse evoluir para este tipo de comércio em prejuízo dos modelos convencionais, mas será que é isto que queremos?


 

 

As vantagens das lojas electrónicas são várias. Desde logo o horário é teoricamente sempre disponível. Desde que o site não tenha indisponibilidade nem nenhum problema a loja encontra-se sempre aberta e potencialmente a disponível a uma escala global. Para além disso, a informação disponível em forma textual ou multimédia para o cliente é maior. Dada a flexibilidade dos meios digitais é possível ao comerciante a disponibilização de informação exaustiva sobre o produto que está a ser consultado. Dessa forma quem efectua a compra está bastante mais consciente do negócio que está a efectuar.

Para além da informação pode ainda dispôr de um modelo de potencia o cross sell e o upsell, permitindo o aumento da receita. Se na ficha do produto for sugerindo outros pacotes de compra ou até alternativas relacionadas, é possível que o cliente aceite as sugestões.

No que diz respeito às desvantagens existe o problema da confiança. Para que um cliente avance para a compra é necessário que ele tenha a segurança de que o negócio será concluído com sucesso. Para tal pode contribuir o facto de disponibilizar no site testemunhos de clientes ou então um sistema de chat que permite ao visitante interagir consigo. Para além disso os dados legais da empresa devem estar disponíveis para consulta. Desta forma o cliente saberá com que entidade está a negociar.

No que diz respeito ao sistema de pagamentos, sempre que possível disponibilize pagamentos por Multibanco. O fornecimento de dados do cartão de crédito é ainda um facto dissuasor para a compra. É importante para o cliente ter a sensação de segurança e protecção dos seus dados. O fornecimento dos dados do cartão é ainda tido como uma intrusão e uma atitude de risco.

Ao nível da forma como os produtos são entregues, permita várias opções. Idealmente a empresa possuiria uma forma de distruibuição em que pelos próprios meios faria a entrega dos produtos ao cliente. Porém este passo acarreta custos grandes e pode não ser viável. As empresas de entregas podem ter um papel importante ou até mesmo os CTT. Consoante o tipo de produtos que comercializa projecte qual a melhor forma de fazer chegar ao cliente o que ele comprou.

Repare que em todos estes dados, assim como nas lojas físicas, o foco é o cliente. É fundamental três factores: atractividade dos produtos, confiança entre ambas as partes e facilidade à concretização do negócio. Quando desenhar o site aposte na identificação da sua marca e em elementos clean.

Lembre-se que o foco são os produtos e devem ser eles as estrelas. Se porventura possuir promoções coloque-as na página inicial. Apresentar produtos a preços reduzidos é sempre uma boa forma de iniciar o contacto com o cliente. Para além de mostrar estes elementos deve possuir um sistema de pesquisa simples para que o cliente possa encontrar o que procura. No detalhe do produto para além do preço e da indicação do possível desconto que o mesmo possa ter, deve ser apresentado o estado do stock, a informação detalhada acompanhada dos elementos multimédia ( fotos e video ) e também a área de cross sell e upsell. 

Ao nível dos mecanismos de apoio disponibilize o contacto telefónico, o endereço de e-mail e se possível o apoio via chat. Tenha sempre visível as formas de pagamento suportadas e apresente a forma de entrega. Se possuir uma loja física reserve uma página para ela. Para além de mostrar algumas fotos da loja apresente os contactos e a localização da mesma. Desta forma está a potenciar bastante a confiança.

Não descure as questões legais. Redija os termos de utilização do site e todas as regras de funcionamento da loja. Explicite os prazos de entrega, qual o procedimento para reclamações, como funciona a garantia dos produtos ( caso seja aplicável ) e como serão utilizados os dados pessoais dos clientes.


 

comercio electronico

Uma vez que estamos a falar de uma loja crie uma área pessoal onde o cliente para além de ter acesso à gestão dos dados pessoais, pode ainda consultar o histórico de encomendas e o estado delas. Para além desta informação ser útil para o cliente, fornece-lhe informação preciosa. Com estes dados pode criar campannhas direccionadas para os gostos do utilizador e recorrer ao envio de newsletters para potenciar as visitas à loja. Se tiver um bom acompanhamento do cliente ainda que seja à distância, certamente terá sucesso.

Seja meticuloso na relação que mantém com quem é seu parceiro de negócio. Lembre-se que por vezes as entregas correm mal e poderá ter que compensar o cliente. Para tal crie um fundo de maneio para estas situações. Nas respostas por e-mail explicite sempre tudo. Desde os produtos que motivaram o contacto, até à forma como a sua empresa irá proceder. Desta forma transparente todos ganham e só temos, regra geral, uma oportunidade para que tudo corra bem e deixarmos boa impressão.

Utilize a Internet para potenciar os seus negócios e diversifique a sua actividade. As oportunidades estão aí, aproveite-as.

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