Consegue visualizar bem o seu Website em Dispositivos Móveis? Poderá estar na hora de renovar o seu Website!

Se tem um website estagnado há vários anos, sem atualizações tanto de conteúdo e/ou do respetivo software, vamos ver neste artigo porque poderá estar na hora de renovar o seu website.

Responsive-design

 

Atualmente, com a proliferação de dispositivos móveis, cada vez mais pessoas os utilizam para aceder à Internet. Embora o típico computador de secretária ou mesmo o portátil seja muito utilizado em ambientes laborais, noutros ambientes (ex. ambientes de lazer) a utilização do smartphone e tablet para aceder à Internet tem aumentado exponencialmente.

Segundo a PEW Research Center, num estudo realizado em Janeiro de 2014, nos Estados Unidos num determinado mês, 55% dos americanos utilizaram dispositivos móveis para aceder à Internet, através de aplicações e browsers, superando os acessos via computador. Desde aí, tem sido uma tendência que se tem mantido.

Em Portugal, segundo a Bareme Internet da Marktest em 2013, já são 35% os portugueses que acedem à Internet através de smarthphones e tablets, demonstrando que têm existido elevada alteração na forma como se acede à Internet, com os dispositivos móveis a ganharem cada vez mais terreno.

É previsto pela consultora Gartner que em 2018 os dispositivos móveis serão a primeira escolha para navegar online, remetendo o computador para segundo lugar.

Uma das fortes tendências passa pela utilização dos dispositivos móveis como “Second Screen”, ou seja, utilizar tablets e smarthphones em conjunto outros conteúdos que se consome num determinado momento noutro meio de comunicação (ex. TV, rádio, jogos). Segundo a BI Intelligence, 85% os utilizadores norte americanos de smarthphones afirmam utilizar a segunda tela pelo menos uma vez por mês, 60% afirmou assistir TV utilizando dispositivos móveis semanalmente e 39% revelou faze-lo diariamente.

SecondScreen

Por este motivo, é importante acompanhar as novas tendências tecnológicas e culturais, e saber aplicar as devidas alterações nos websites, sejam websites antigos ou websites novos.

 

O que são Websites com Design Responsivo?

Com o aumento da variedade de dispositivos com acesso à Internet (computadores, laptops, netbooks, telemóveis, desktops com ecrã reduzido, iMacs, TVs, entre outros) seria impensável construir várias versões do website para ser visualizado pelos diferentes dispositivos com diferentes resoluções e com diferentes tamanhos de ecrã.

No entanto, é essencial que os websites estejam devidamente otimizados para dispositivos móveis. Neste sentido, foi desenvolvido a um conjunto de medidas técnicas intituladas Responsive Web Design, que permitem que os diferentes elementos de um website se adaptem automaticamente à largura do ecrã do dispositivo que visitante está a utilizar. Essas técnicas passam pela implementação de um conjunto de medidas que torna um website com design responsivo.

Design responsivo trata-se de uma técnica de estruturação com recurso ao HTML e CSS, que permite que o aspeto do website esteja preparado tanto para computadores e laptops, mas também para dispositivos mobile, como o tablet e o smartphone, para que seja facilmente acessível e navegável em todos os tamanhos e resoluções de ecrã.

Responsive-Design-boxes

Desta forma, quando um utilizador visita o website, irá ser disponibilizado um layout adaptado ao dispositivo que está a efetuar o acesso. No caso de se tratar de um dispositivo mobile, irá ser apresentado o website adaptada ao tamanho do ecrã e à resolução do dispositivo mobile, que permite aos visitantes consultar facilmente a informação disponibilizada e usufruir melhorar a navegação pelo website. Em suma, melhor experiência no website, facto cada vez mais valorizado pelos motores de busca.

 

Qual a importância de ter um Website com Design Responsivo?

google-mobile-search

Ter um website responsivo é fundamental nos dias de hoje, tanto para melhorar a experiência de visita ao website

 pelos visitantes, como também para melhorar o posicionamento nos motores de busca (ex. Google). Atualmente, os motores de busca estão a adicionar um conjunto de métricas aos seus algoritmos que permitem efetuar a seleção de websites com mecanismos responsive implementados para a composição dos SERP – Search Engine Results Page.

Desta forma, este tipo de sites começam a ter preferência pelos motores de busca para incorporar nos respetivos SERP. Através das novas atualizações ao algoritmo Mobile Friendly da Google que entram em vigor no dia 21 de Abril de 2015, é aconselhado a todos webmasters a implementação de um design responsivo nos respetivos websites. A partir desta data, é possível que os websites que não cumpram os requisitos Mobile Friendly sugeridos pela Google, recebam menos visitas ou nenhumas provenientes dos SERP.

Obter as posições de topo nos motores de busca é conquistável com medidas SEO desenvolvidas em torno do website, e é fundamental para atrair visitas ao website, captar novos clientes e finalizar novos negócios.

Além disso, os websites que utilizam design responsivo contêm layout mais apelativo e eliminam fatores que poderiam dissuadir o visitante de continuar a navegar no site e, concomitantemente, aumentar a taxa de rejeição do mesmo.

A implementação de mecanismos responsive no seu website, ou a aquisição de um website que já seja responsive permite a poupança de custos de investimento na criação específica de diferentes versões do site para ser acessível em dispositivos com diferentes resoluções e tamanhos de ecrã.

usability

Uma das preocupações comuns em todos os ramos de negócio passa pela disponibilização e acessibilidade da informação a todos os visitantes, clientes e futuros clientes dos respetivos produtos e serviços. Neste sentido, as empresas deveram se preocupar em manter o seu website atualizado e elegível ao maior número de visitantes possível, para que seja facilitada a consulta de informações, e o processo de encomenda de produtos e serviços em qualquer lugar. A usabilidade do website pode significar a conquista de novos negócios.

 

O meu website encontra-se responsive?

 

bigstock-Magnifying-Glass-Web-Design-28768310

Felizmente, foram disponibilizadas um conjunto de ferramentas gratuitas na Web que permitem analisar websites a fim de verificar o seu status responsive.

Para verificar se o seu website é responsive, pode avaliar o seu website através de uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Google. É intitulada por Mobile Friendly Test, e permite avaliar se o seu website se encontra mobile-friendly ou não. Pode efetuar o teste aqui. Existe também um conjunto de ferramentas através das quais pode verificar o estado atual do seu website, e tirar as suas conclusões sobre a sua adaptação a dispositivos mobile. Pode recorrer ao MobileTest, em que basta selecionar o tipo de dispositivo mobile e inserir o URL do seu website para efetuar o respetivo teste, e a QuirkTools, uma ferramenta mais completa que permite inserir melhor especificação sobre o dispositivo mobile alvo de teste.

 

Como ter um Website com Design Responsivo?

Atualizar o design do seu website com o objetivo de o tornar responsive está dependente de diversos fatores que variam de website para website.

A transformação do webdesign em responsive é mais penosa no caso de o seu website ser antigo. Neste caso, deverá considerar a renovação por completa do seu website pelo facto de, a nível de custos/resultado final, compensar obter um website completamente novo.

responsive-website

No caso de o seu website não ser antigo, depende da plataforma ou linguagem web em que foi criado, no entanto, provavelmente será necessário efetuar alterações profundas, para que se possa adaptar ao design responsivo. Mesmo assim, em certas plataformas, como o WordPress, um dos CMS (Content Management System) mais utilizados em todo o mundo, pode ter um website responsivo somente pela atualização do software e utilização de um template para esse fim, um processo que bastante fácil de ser efetuado.

Por sua vez, os websites novos são maioritariamente concebidos com design responsivo e a pensar nos dispositivos móveis, pois trata-se de uma tendência que irá perdurar durante um longo período de tempo.

Em todos os casos, caso pretenda obter uma opinião sobre o status responsive do seu website, transformar o seu website em responsive, ou adquirir um website responsive, pode entrar em contacto com a PTWS a fim de efetuarmos avaliação gratuita.

Sobre o Autor
Author Image
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião