As redes sociais e o impacto nas empresas – parte 2 de 2

Redes sociais - O fenómenoNA: Este artigo faz parte de uma série de dois artigos sobre as Redes Sociais e o seu impacto nos negócios das empresas. A primeira parte do artigo insere-se no contexto de estabelecer e informar sobre a história das redes sociais, sendo a segunda parte focada na parte empresarial das mesmas, nomedamente no potencia do Facebook para os seus negócios e como é que a PTWS Alojamento Web pode contribuir para o seu sucesso e o sucesso do seu negócio.

Tal como evidenciado no primeiro artigo, as redes sociais são as comunidades na Internet com mais utilizadores  e continuam a crescer a um ritmo alucinante. Essa é a razão que as torna tão aliciantes para grandes e pequenas empresas publicitarem a sua marca e os seus produtos.

As próprias redes sociais já viram o potencial da publicidade e começam a oferecer ferramentas cada vez mais sofisticadas de análise dos seus utilizadores para poderem exibir publicidade apenas a determinadas camadas demográficas ou utilizadores com determinados interesses.

E é normal que assim seja, visto que o mercado da publicidade online é um dos maiores e mais rentáveis do momento: estima-se que 1% do mercado tenha um valor de mil milhões de dólares. Para se ter uma noção da importância, 99% da facturação do gigante Google provém do seu programa de publicidade Adwords.

O que torna este mercado tão rentável? Porque é que há tantos investidores na publicidade online? A resposta está na maneira como a publicidade é apresentada e na sua taxa de conversão. Ao contrário da publicidade televisiva, que é apresentada a toda a gente, a publicidade online é apresentada apenas em contextos muito específicos. Por exemplo, se alguém está a fazer publicidade a uma máquina de lavar roupa, esse publicidade apenas aparecerá em contextos relevantes, como uma pesquisa por "electrodomésticos" ou uma página dentro desse tema.

Algo que as redes sociais conseguem melhorar neste aspecto é os seus utilizadores saberem de que é que os seus amigos gostam e terem oportunidade de interagir com as marcas. Aqui entram as páginas de fãs no Facebook. Esta é uma das melhores maneiras de conseguir promover uma marca e os seus produtos online, enquanto se gere feedback dos clientes e se angariam ainda mais clientes ou interessados. Se alguém se tornar fã da PTWS Alojamento Web no Facebook, todos os seus amigos saberão e provavelmente ficarão com curiosidade para saber o que é e o que levou essa pessoa a tornar-se fã. Confiamos nas escolhas dos nossos amigos, e isso é uma estratégia de marketing que está a ser explorada nas redes sociais.

A PTWS Alojamento Web decidiu no inicio do ano implementar algumas novidades, entre elas a página de fãs no Facebook onde já fizemos concursos, divulgação de notícias e novos produtos. Neste momento já vamos com mais de 2400 fãs, e podemos com toda a certeza dizer que esta foi uma manobra crucial para o nosso crescimento. Houve um aumento de procura substancial, com um investimento de tempo/dinheiro bastante reduzido em comparação com os ganhos.

Do que está à espera?

Sobre o Autor
Author Image
Miguel Duarte é o responsável pelo Departamento de eLojas e Programação PTWS. Além da instalação, configuração e customização das lojas online, desenvolve módulos, programas e scripts para diversos ambientes web. Encontra-se a a iniciar o Mestrado em Engenharia Informática no ISCTE.
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião