A internacionalização de uma empresa segundo a estratégia web


O mercado nacional é, normalmente, o mercado primário para as operações comerciais de muitas empresas portuguesas, contudo, isso não significa que a sua estratégia não passe também pela internacionalização, de modo a aumentar as vendas e a potenciar os lucros.

Como as pessoas se sentem cada vez mais confortáveis em fazer compras online, a Internet pode ser uma forma fácil e viável de chegar também a clientes internacionais. Naturalmente, para uma empresa vender serviços e produtos online a clientes radicados noutros países é necessário recorrer a uma estratégia web abrangente para obter o sucesso esperado. Vejamos abaixo alguns aspetos que podem fomentar a internacionalização de uma empresa através de um website.

 

 

 

Otimização do design e estrutura do website

Em muitas situações, a primeira forma de comunicação online com os clientes é através de um website, pelo que é importante otimizar o design e estrutura do mesmo para receber visitas quer nacionais, quer internacionais. Nessas situações, existem diversos aspetos a ter em consideração, como:

  • Simplificação da navegação e processos de compra

  • Cores, imagens e ícones adaptadas ao nicho de mercado

  • Conversão das moedas no caso das lojas virtuais

  • Descrições detalhadas dos produtos e serviços

  • Opção pelo web design responsivo

  • Otimização da velocidade do website

Estas são algumas das formas de melhorar um website e preparar o mesmo para receber visitas e potenciais clientes internacionais, o que nos leva a outro aspeto muito importante, como veremos abaixo.


 

A localização do website

Para chegar a uma audiência maior e aos mercados que pretende, poderá ser necessário criar uma versão localizada, isto é, traduzida do seu website. As traduções podem ser dispendiosas, dependendo das línguas para as quais pretende traduzir o seu website, contudo, mesmo que não aposte inicialmente na tradução para muitas línguas, deve ter, pelo menos, uma tradução para as línguas mais faladas, alguns exemplos sendo mandarim, árabe, alemão, francês, espanhol e inglês, de forma a potenciar a internacionalização da sua empresa.

Além disso, é importante que, em simultâneo, tenha alguém na sua equipa que seja capaz de responder a e-mails noutras línguas. Embora as ferramentas online de tradução automática, como o Google Tradutor ou o Bing Tradutor sejam úteis, nem sempre são fiáveis e podem cometer erros, pelo que a capacidade e versatilidade da sua equipa são aspetos cruciais para fomentar as possibilidades de internacionalizar a sua empresa através de um website.

Finalmente, o registo de um domínio apropriado ao mercado ou país para onde se pretende exportar pode ter alguma influência na percepção e confiança dos potenciais clientes nos produtos ou serviços que se pretende vender.

Marketing online

Como sabemos, um website é um excelente veículo de comunicação empresarial e pode aumentar de forma significativa o volume de negócios de uma empresa, no entanto, num quadro internacional, para chegar ao público-alvo é necessário ter em consideração alguns aspetos importantes, de forma a receber o tráfego que pretende.

Se você quer que o seu website seja visto por clientes internacionais, naturalmente, necessita de colocar em prática algumas estratégias para esse efeito. Um trabalho eficiente de SEO, isto é, de otimização para motores de busca, bem como uma aposta adequada no Google AdWords, a plataforma de publicidade do Google para anunciantes, pode facultar excelentes resultados. Mesmo que não esteja familiarizado com estas estratégias, poderá recolher a ajuda profissional para esse efeito, uma solução que, apesar do investimento inicial, poderá resultar em grandes dividendos comerciais e financeiros para uma empresa.

Apesar da potencial qualidade dos seus produtos e serviços, sem uma estratégia web e plano de marketing eficiente, pode ser complicado internacionalizar a sua empresa, pelo que estes são aspetos a não descurar, se for esse o seu objetivo.

Sobre o Autor
Author Image
Ricardo Santos é o homem que segura o machado sobre a cabeça dos vários membros da equipa PTWS - está cientificamente provado que as pessoas trabalham melhor, à sombra ... :D
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião