A importância de Web Marketing (SEO+Adwords) numa loja online

SEO e Web MarketingCada vez mais as pessoas  adquirem bens e serviços através da Internet.

No entanto, devido à feroz concorrência em diversos sectores de mercado, é bastante difícil chegar não só as primeiras páginas dos motores de busca, como o Google, como também aos inúmeros potenciais clientes. Daí a importância de web marketing e optimização para motores de pesquisa (SEO) numa loja ou num negócio online.

 

O que é o web marketing?

No contexto de uma loja online, a publicidade nos meios convencionais como a rádio, televisão, jornais e revistas não é suficiente. O web marketing consiste em fazer publicidade através de diversas formas na Internet, de forma a gerar visitas/tráfego e vendas diretas por esta via para a loja virtual. Há várias ferramentas que se podem utilizar para gerar mais tráfego para uma loja virtual (ou qualquer outro negócio cuja presença online seja uma das formas importantes de agariar clientes):

 

Web marketing numa loja online

 

Não basta criar uma loja online e esperar que os clientes surjam do nada, especialmente se tiver muita concorrência. Por isso, é necessário estabelecer desde o princípio do projeto uma estratégia de web marketing, de modos a publicitar a loja e os seus produtos junto do público-alvo.

Caso não se implemente um plano de web marketing e se utilize uma ou várias das técnicas/ferramentas disponíveis, dificilmente a loja online irá receber tráfego, ou seja, clientes e vendas.

Normalmente usamos a seguinte analogia – abrir uma loja ou negócio online sem a promover é como abrir uma loja (real) num beco sem saída onde ninguem passa.

 

Estratégias de SEO para uma loja online

É de conhecimento geral que o tráfego que melhor converte, isto é, o que mais gera vendas é o tráfego orgânico (resultados normais, não pagos, de uma pesquisa) resultante dos motores de busca. Contudo, para uma loja online receber tráfego orgânico substancial, o seu website tem de estar devidamente otimizado.

Para o efeito, deve-se recorrer a estratégias como a criação de conteúdos originais e de qualidade, utilização de palavras-chave, link building, imagens que chamem a atenção, utilização das redes sociais (alguns especialistas alegam que o Google, por exemplo, utiliza a popularidade do conteúdo nas redes sociais como um sinal de qualidade do website), entre outras.

 

Como chegar aos clientes com o AdWords

Um exemplo de marketing pago, nomeadamente no Google, o motor de busca mais utilizado em todo o mundo e em particular em Portugal, reside na utilização do AdWords, que é uma plataforma publicitária pertencente a esse motor de busca.

Com o AdWords, uma loja online pode criar anúncios sob a forma de hiperligações patrocinadas, que surgem ao lado dos resultados de pesquisa no motor de busca ou em websites relevantes, isto é, websites cujos temas estejam próximos do da loja online e que participam de outra plataforma do Google, o AdSense.

Através do AdWords, uma loja online pode chegar mais facilmente aos potenciais clientes e, além disso, é um serviço que, se bem configurado, permite pagar somente por clique o que se traduz numa forma .

Como se pode notar, a importância de web marketing numa loja online é algo de importância crítica, pois uma boa estratégia pode levar a sua loja ou negócio a um outro patamar e a um nível de facturação e lucros bem maior.

 

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Ricardo Santos é o homem que segura o machado sobre a cabeça dos vários membros da equipa PTWS - está cientificamente provado que as pessoas trabalham melhor, à sombra ... :D
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