A Importância de Tornar um Website Responsivo Face ao Aumento do Mercado Mobile

Atualmente, cada vez mais pessoas recorrem a dispositivos móveis para acederem à Internet, por ser um meio conveniente e rápido de aceder a informação online.

World_Wide_Smartphone_Sales

Tanto os smartphones como os tablets mudaram a abordagem sobre o design de websites, bem como a experiência geral do utilizador ao visitar o seu website. Antes da proliferação dos dispositivos móveis, o desafio consistia em manter um website preparado para os diferentes browsers utilizados na navegação online, contudo, a interação que se estabelece entre o seu website e estes dispositivos móveis é totalmente diferente da que acontece num computador convencional, daí que seja crucial implementar o web design responsivo no seu website para corresponder às necessidades atuais de navegação online dos utilizadores.

O web design responsivo permite otimizar o seu website para que o utilizador possa usufruir da mesma experiência quando visita o mesmo, independentemente do dispositivo utilizado, quer se trate do computador tradicional, quer se trate de um dispositivo móvel, pelo que é importante que saiba como tornar um website responsivo.

 

Como tornar um website responsivo

responsive-web-design

Se você ainda não está devidamente familiarizado com o conceito de website responsivo, trata-se de um website que recorre ao web design responsivo, isto é, uma técnica que permite que um website se adapte a qualquer dispositivo, independentemente da resolução do ecrã, desde os convencionais computadores de secretária até aos tablets e smartphones.

A transformação de um website convencional para responsivo pode ser fácil, dependendo da plataforma que utilizou para criar o seu website. Atualmente, a maior parte das pessoas recorre ao Joomla ou WordPress para criar os seus projetos, por serem CMS (content management systems) amigo do utilizador, permitindo criar e gerir um website de forma intuitiva. Nestes casos, bem como noutros, a adoção de um template responsivo é suficiente para tornar o seu website responsivo e usufruir de todas as suas vantagens.

Noutros casos, contudo, como sites HTML/estáticos pode ser necessário uma intervenção mais técnica, de forma a ter um determinado código numa folha de estilo que indique ao browser como exibir o seu site, de acordo com as diferentes resoluções de cada dispositivo.

A conversão de um website tradicional para responsivo permite não só com que o website esteja preparado para os dispositivos móveis e às exigências de navegação dos utilizadores, como permite também que os websites que usam o web design responsivo possam inclusive começar a ranquear melhor nos posicionamentos dos motores de busca.


O website responsivo vs. SEO

google_mobile_search_jacksonville

Um website responsivo pode fomentar a otimização do mesmo para os motores de busca, o tão badalado SEO (search engine optimization), fazendo com que o seu site tenha um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa e, por conseguinte, seja mais fácil de encontrar.


Atualmente, o algoritmo do Google tem em consideração esse aspeto e, nos últimos meses, o motor de busca tem vindo a encorajar os webmasters e desenvolvedores para passarem a adotar técnicas responsivas na construção dos seus websites


Motores de busca como o Google usam diversos fatores para definir as posições de um website nas páginas dos seus resultados de pesquisa, sendo que um dos fatores está (desde há alguns meses) relacionado precisamente com a otimização (ou não) do website para os dispositivos móveis. A sua otimização pode significar melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa, ao passo que um website com design não responsivo pode inclusive perder algumas posições e, por conseguinte, tráfego, o que no caso de um website empresarial implica invariavelmente a perda de potenciais clientes.

 

Sobre o Autor
Author Image
Pode deixar um comentário, ou responder no seu blog.

Deixe a sua opinião