9 Dicas para ter Sucesso na sua Loja Online

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eCommerce

Responsável pelo Departamento de eCommerce da PTWS Alojamento Web há quase 1 ano, pelas minhas mãos já passaram várias dezenas de lojas online, das quais algumas tiveram sucesso e outras não conseguiram vingar neste mercado actual tão competitivo. Com o passar do tempo, fui identificando algumas características que têm uma grande influência no sucesso comercial destas lojas virtuais.

Neste artigo, tentarei identificar alguns aspectos importantes na concepção de uma lojas online. Se tem ou pondera ter uma, aqui ficam alguns conselhos:

Apresentação

Identifique o seu público alvo quando escolher o design da sua loja online. Coisas como as cores, textos , imagens e logótipo. Nada deve ser deixado ao acaso.
Tente inovar e colocar conteúdo original que faça com que os seus visitantes/clientes se lembrem da sua loja. O essencial é não ser apenas mais uma e destacar-se da concorrência. Simples pormenores fazem a diferença e "os olhos também comem".

Preços

Na internet, os seus clientes podem encontrar uma alternativa mais barata em menos de 1 minuto. Faça um estudo de mercado e tente, pelo menos, oferecer preços iguais à concorrência em produtos semelhantes.

Métodos de Pagamento

Não se pode dar ao luxo de perder um cliente porque este não encontrou um método de pagamento que lhe agradasse. Paypal, envio à cobrança e transferência bancária são os mais básicos e não devem faltar em qualquer loja. Depois pode sempre ter outros serviços de qualidade como pagamentos por referências multibanco ou cartão de crédito.

Páginas de Informação

Um visitante que esteja interessado em comprar na sua loja irá procurar o máximo de informação possível antes de fazer a encomenda. Isto implica uma visita minunciosa às páginas com informação sobre o modo de operação, envio, pagamento, termos e condições, etc.
Aproveite e crie mais páginas informativas de maneira a cativar visitantes indecisos. Mostre mais do que se passa por detrás dos bastidores e irão confiar mais em si.

Divulgação

Este é, talvez, o ponto mais importante. Pode ter a melhor loja do mundo, mas se ninguém a conhecer, não vão haver vendas. É fulcral fazer a divulgação da sua loja online em fóruns (que partilhem o tema da loja), redes sociais e pedir aos amigos para espalharem a mensagem. Outra maneira é incentivar os seus clientes a angariarem mais clientes com programas de afiliados.

E por fim, talvez a maneira mais eficaz: publicidade online. O Google Adwords (entre outros) permite-lhe mostrar anúncios da sua loja quando os utilizadores fazem pesquisas relacionadas com os produtos vendidos, atraíndo potenciais clientes.

Nichos de Mercado

Quanto mais dilvugado o tema da sua loja, mais concorrência terá. Criar uma loja de material informático implica estar a competir com centenas de outras lojas, incluíndo as grandes (Worten, Fnac, Vobis, etc). Nesta situação, para ter sucesso, tem que ter preços muito competitivos ou produtos muito exclusivos.

Ao apostar num nicho de mercado, está a garantir que não há uma concorrência feroz e que os seus clientes não têm alternativa a não ser comprar na sua loja. Isto permite-lhe também crescer tranquilamente e construir um nome dominante na sua área de negócio.

Qualidade de Serviço

É sabido que clientes satisfeitos recomendam, mas clientes insatisfeitos conseguem espalhar a sua opinião negativa ainda mais eficazmente. Tente primar por um serviço de qualidade e não dar motivos de queixa aos seus utilizadores. Um cliente satisfeito irá, provavelmente, voltar a comprar no mesmo sítio.

SEO (Search Engine Optimization)

A sua loja online pode ser excelente, mas se as pessoas interessadas nos seus produtos não o conseguirem encontrar, tem um grande problema. O SEO é um conjunto de modificações e optimizações que pode fazer para que o seu site seja indexado de uma maneira mais eficaz nos motores de busca. Assim, as páginas da sua loja apareceram com mais facilidade nas pesquisas realizadas nos mais diversos motores de busca.

Estas alterações vão desde a escrita cuidada de conteúdo de maneira a incluir palavras-chave essenciais, como a inclusão de meta-tags no próprio código HTML das páginas.

Clientes Regulares

Estudos mostraram que no comércio electrónico se factura mais com compras recorrentes do mesmo cliente do que com encomendas de novos clientes. Trate bem a sua freguesia oferecendo vales de desconto ou portes gratuítos ao fim de algumas encomendas.

Para concluir, o sucesso de uma loja online depende muito do empenho e dedicação do seu responsável. Na internet tem as mesmas condições que qualquer outra pessoa para alcançar o sucesso, mesmo sem grandes conhecimentos informáticos (como vários dos nossos clientes o fizeram). É também um excelente complemento a uma loja física, pois permite ter acesso a um mercado muito mais vasto, potenciando simultaneamente a marca da loja.

Sobre o Autor
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Miguel Duarte é o responsável pelo Departamento de eLojas e Programação PTWS. Além da instalação, configuração e customização das lojas online, desenvolve módulos, programas e scripts para diversos ambientes web. Encontra-se a a iniciar o Mestrado em Engenharia Informática no ISCTE.
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